domingo, 5 de outubro de 2008

Linhaça...


Linum usitatissimum.
De origem asiática é obtida a partir do linho. É uma das plantas mais antigas da história.
Esta é uma das sementes oleaginosas mais tradicionais de todos os tempos. É cultivada na Babilônia, Mesopotâmia e Egito há aproximadamente 7.000 mil anos. Rica em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 tendo grande potencial preventivo. Rejuvenescedora, combatente da anemia, auxiliar no combate ao câncer: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão. Auxiliar no combate à acne. Proporciona equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; controle da diabete, da glicemia. Quando consumida regularmente, favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os dependentes de insulina. Aumenta a vitalidade física, auxilia o sistema digestivo, sistema nervoso e as doenças inflamatórias. Excelente para quem tem retenção de líquidos. Aumenta o sistema imunológico, protege o sistema cardiovascular. A linhaça é uma poderosa aliada do funcionamento intestinal, auxilia a redução de colesterol ruim, os sintomas de TPM, menopausa. Combate à agressividade e a obesidade. Ajuda a melhorar as condições da pele e do cabelo e controla o peso. Atua na redução do colesterol total e triglicérides e ainda retarda a coagulação sanguínea. A semente de linhaça também apresenta diversas vitaminas e minerais: B1, B2, C, E e caroteno. Os minerais ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A utilização da semente de linhaça pode ocorrer em diferentes formas, é um complemento de inúmeras preparações. Entre elas está a preparação de pães, bolos, biscoitos e bebidas. Pode ser adicionadas a sucos, sopas, saladas, sobremesas.
"Minha receita para pão de linhaça"...
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo integral, 1 xícara de farinha de aveia, 15 g. de fermento biológico, 2 e 1/2 xícaras de água morna para diluir o fermento, 5 colheres de sopa de azeite de oliva, 1/2 xícara de linhaça, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, ameixas secas e uvas passas.
Preparação:
Dilua o fermento tampe e reserve por 10 minutos.
Coloque em uma tigela o fermento diluído, o azeite e o açúcar mascavo e mexa com colher de pau. Coloque uma parte das farinhas, mexa até formar uma esponja.
Em seguida, acrescente o restante de farinhas, linhaça, ameixa e uvas passas.
Sove até soltar das mãos e coloque em forma untada. Deixe crescer até dobrar o volume.
Leve a massa ao forno médio por 40 a 45 minutos, asse ou retire quando ficar firme ao tato.

Nenhum comentário: